Verão x Gripe e Pneumonia
Altas temperaturas e clima seco elevam o número de casos de gripes e pneumonias!
Como o verão brasileiro é a estação mais chuvosa do ano, muitas pessoas tendem a deixar de lado os cuidados necessários para evitar doenças respiratórias. No entanto, ainda que a umidade do ar seja maior nessa estação do que no inverno, é importante ter em mente que alguns dias podem também ser bastante secos. Como as temperaturas são mais altas, a umidade tende a evaporar mais facilmente e, quando as chuvas se tornam mais escassas, o tempo seco pode acarretar problemas nos pulmões ou nas vias respiratórias.
Altas temperaturas e clima seco aumentam o número de casos de doenças respiratórias. Neste cenário, é possível evitá-las com algumas atitudes, com a continuação do tratamento durante o verão e a ingestão de água.
Doenças mais comuns nessa época: infecções de vias aéreas superiores, como sinusite, faringite e amigdalite (72%); gripes em geral (12%); pneumonia (9%) e asma (7%). O tempo seco e a baixa umidade do ar possibilitam que os poluentes permaneçam mais tempo em suspensão no ar, contribuindo para com o desconforto respiratório.
Para diminuir os riscos de doenças respiratórias é importante lembrar que hidratação constante e ambiente umidificado afastam, ou no mínimo, minimizam os riscos de contrair doenças respiratórias no verão.
Previna-se!