Asma x Poluição

  |   Blog

Nos centros urbanos brasileiros, principalmente em períodos de longa estiagem, a poluição atmosférica afeta a saúde de milhões de pessoas. O resultado disso é a expansão e o agravamento de doenças respiratórias. A relação entre asma e poluição do ar é uma dessas preocupações.

A asma é uma condição crônica na qual as vias aéreas do corpo (os brônquios) ficam inflamadas e estreitas, reduzindo a passagem de ar para os pulmões e provocando sintomas como tosse, aperto no peito e dificuldade para respirar. Os ataques de asma são classificados de acordo com sua gravidade e podem ser leves ou graves e de difícil controle.

O que piora a asma é a exposição a fatores externos, como agentes irritantes e aspectos climáticos. Entre os fatores do clima, a poluição do ar é o que mais gera apreensão por estar muito além do controle da pessoa asmática.

Pessoas com problemas respiratórios crônicos precisam ficar atentas em relação aos danos da poluição do ar, e muitas vezes precisam se privar de situações por conta de possíveis gatilhos para uma crise, especialmente nos centros urbanos.

O dióxido de carbono (CO2), o óxido nítrico e o dióxido de nitrogênio (NO2) são os principais poluentes encontrados nas grandes cidades. Eles são emitidos por automóveis movidos a diesel e gasolina e constituem as substâncias que mais geram e agravam doenças respiratórias.

Agende uma avaliação aqui na Ar Clínica!