Insônia
A insatisfação com o sono, devido à dificuldade em adormecer ou manter o sono, ou acordar muito cedo, ocorre em torno de um terço dos adultos semanalmente. Para a maioria desses pacientes, essas dificuldades do sono são em geral transitórias e de menor importância. No entanto, insônia prolongada está associada a alterações de qualidade de vida, sofrimento e prejuízo no funcionamento diurno. Em tais casos, um diagnóstico de transtorno de insônia é apropriado. Complicações associadas incluem piora da saúde e qualidade de vida, aumento de acidentes de trabalho e absenteísmo.
Pacientes com sintomas de insônia apresentam aumento de risco para tentativas e mortes por suicídio e depressão.
A escolha do tratamento da insônia depende dos sintomas específicos. Deve-se lembrar de que terapia a longo prazo com medicamentos para o tratamento da insônia não é uma abordagem ideal e deve ser evitada, em curto prazo pode ser utilizada, mas sempre deve ser tentada a retirada, após um ano de uso a taxa de recorrência do uso após a descontinuação é elevada.
Em pacientes em quem as abordagens habituais para manejo e controle da insônia não tiverem sucesso pode-se considerar a realização de polissonografia.
Agende sua consulta e exame em nossa clínica!