Covid-19 e Asma
Pacientes com asma e outras condições respiratórias têm maior risco de desenvolver complicações caso sejam infectados pelo novo coronavírus, que causa a doença chamada covid-19. Os sintomas leves, como febre, coriza e tosse seca não devem causar preocupação. O problema é que, em alguns casos, o vírus provoca infecção no pulmão, levando a uma reação inflamatória que, para algumas pessoas com a saúde debilitada, pode ser fatal.
Quem tem asma deve seguir o tratamento da doença normalmente para mantê-la controlada e reduzir o risco de expor seu trato respiratório a uma infecção grave. A recomendação é que pacientes com asma criem um suprimento de emergência dos remédios prescritos pelo seu médico e evitem os gatilhos que disparam as crises.
Para prevenir a infecção, evite o contato com pessoas doentes, lave as mãos com água a sabão com frequência e limpe as superfícies de locais e objetos tocados por várias pessoas, como maçaneta, controle remoto, mesa, interruptores e torneiras, por exemplo, mas atente-se para não usar produtos limpantes que podem desencadear uma crise de asma (álcool gel ou detergente simples são suficientes para fazer a limpeza). Além disso, evite locais com aglomeração de pessoas. Se possível, fique em casa, em quarentena!