Ronco
O ronco é um problema comum e sua incidência aumenta com a idade. O ronco primário é muito comum na população geral, afetando tanto crianças quanto indivíduos adultos. O mecanismo do ronco é a vibração de estruturas da via aérea. O ronco é o sinal ou sintoma que pode ser o precursor ou um estágio anterior da apneia, que é a pausa respiratória ou seja interrupção total da passagem do ar durante o sono, sendo diagnosticado por polissonografia.
O ronco é o sinal para o paciente consultar com o médico especialista em sono. Infelizmente houve uma época em que foram realizadas cirurgias de palatos indiscriminadamente e mais tarde ficou evidente que tais procedimentos além de não melhorar o ronco e a apneia pioravam o quadro além de dificultar o tratamento efetivo nos pacientes adultos. Nas crianças as consequências do ronco e apneia são mais graves e após diagnostico e manejo com médico especialista em sono, a maioria dos casos necessitaram de cirurgia para retirada de amígdalas e adenoides.
Como a maioria dos disturbios do sono o paciente não tem conhecimento dele, então se você tem familiar ou amigo que apresente sintomas do ronco leve-o para consultar o médico especialista em medicina do sono, na Ar Clínica.